olharastronomico

Rosetta e seu cometa

A sonda espacial Rosetta, despertou hoje depois de 31 meses de hibernação no espaço profundo, para finalmente se aproximar do cometa Ch...



A sonda espacial Rosetta, despertou hoje depois de 31 meses de hibernação no espaço profundo, para finalmente se aproximar do cometa Churyumov-Gerasimenko.
A imagem mostra as mais recentes observações do cometa, obtidas no dia 5 de Outubro de 2013 pelo VLT do ESO, quando o cometa se encontrava a aproximadamente 500 milhões de Km de distância.
Observado sob um fundo de muitas estrelas, na direção do centro da Via Láctea, o cometa encontrava-se tão longe do Sol que o núcleo gelado ainda não estava liberando gás e poeira, aparecendo-nos por isso é um simples pontinho.
Essas observações marcam o início da colaboração entre a ESA e o ESO, que visa em monitorizar a partir do solo o cometa durante o seu encontro com a sonda Rosetta que ocorrerá na segunda metade deste ano. 



A sonda Rosetta tem como seu objetivo explorar a superfície do cometa, e para isso vai pousar uma sonda exploratória no cometa, para assim, estudar sua superfície.
O cometa está em uma órbita de 6,5 anos em torno do Sol e fica atualmente próximo da órbita de Júpiter. Terá sua maior aproximação, numa órbita entre a Terra e Marte, em Agosto de 2015. A imagem indica que o cometa ainda não está ativo, e por isso os cientistas estão ansiosos por observar novamente o corpo em Fevereiro, quando estiver outra vez, capaz de ser observado pelo VLT e se encontrar muito mais próximo do Sol.
As observações feitas em Outubro foram utilizadas para confirmar a órbita do cometa, antes da fundamental manobra de encontro planejada para Rosetta em Maio, que visa alinhar a sonda para orbitar o cometa em Agosto. Serão executados cálculos adicionais quando Rosetta avistar o cometa no seu próprio sistema de imagem.

Artigos relacionados

sondas 4048699079132127892

Postar um comentário

emo-but-icon

item