olharastronomico

Yutu dá seus sinais de vida depois de um pesadelo

A missão chinesa Chang’E-3 recebeu uma má notícia bem no final do seu segundo dia lunar. E aparentemente, o pequeno rover nomeado de ...



A missão chinesa Chang’E-3 recebeu uma má notícia bem no final do seu segundo dia lunar. E aparentemente, o pequeno rover nomeado de Yutu, sofreu uma falha mecânica no momento em que se preparava para começar a segunda hibernação noturna. E de acordo com fontes não oficiais, um dos seus painéis solares não se fechou corretamente sobre a caixa de aquecimento, onde deveriam ficar encerrados componentes eletrônicos vitais, o rover corria sérios problemas, de como por exemplo, não sobreviver às baixíssimas temperaturas da noite lunar.
Apesar da luz solar ter regressado ao local onde a sonda chinesa estava, na segunda feira passada, ainda não foi emitido qualquer comunicado oficial sobre a situação atual do pequeno rover chinês. Há algumas notícias que dizem que o Yutu não teria sobrevivido às provações das últimas duas semanas. 


Porém, a principal agência noticiosa estatal chinesa chegaria a revelar mais tarde informações bastante mais esperançosas. Segundo a agência Xinhua, na manhã de ontem tinha evidências de que o rover estaria acordado, os responsáveis da missão estavam ocupados neste momento para tentar recuperar ao máximo todos os seus sistemas.
Entretanto, um site de radioamadorismo dedicado à monitorização de sinais de rádio espaciais confirmou a detecção de um sinal com origem no Yutu, que sugere que o pequeno rover está, de fato, “vivo”. Mas, fica difícil saber se está em condições de prosseguir a sua missão. Então o jeito, é aguardar para que apareça mais informações sobre o pequeno rover chinês.

Artigos relacionados

sondas 5563245049974097775

Postar um comentário

emo-but-icon

item