olharastronomico

Descoberta a colisão de asteroide gigante que atingiu a Terra a 3.26 Bilhões de anos atrás

Os cientistas reconstruíram um impacto de asteroide, que foi ocorrido a muito tempo atrás, e que faz com que o impacto que provavelmente ...

Os cientistas reconstruíram um impacto de asteroide, que foi ocorrido a muito tempo atrás, e que faz com que o impacto que provavelmente extinguiu os dinossauros da Terra, a aproximadamente 65 milhões de anos atrás, seja apenas um carinho.
Esta colisão, aconteceu a 3.26 bilhões de anos atrás e envolveu um asteroide de aproximadamente 37 a 58 quilômetros de diâmetro, algo em torno de 4 a 6 vezes maior do que o asteroide responsável pelo fim dos dinossauros. 

O impacto criou uma cratera imensa, de cerca de 500 km de largura, e gerou ondas sísmicas mais poderosas do que os dos terremotos.
Os pesquisadores Norman Sleep e Donald Lowe, ambos da Universidade de Stanford, mapearam os detalhes do choque cataclísmico, depois de estudarem as rochas na região da África do Sul conhecida como o Greenstone Belt de Barberton.
Esta rocha espacial provavelmente atingiu a Terra longe da formação Barberton, em um local que os pesquisadores podem nunca determinar. Mas o impacto deixou seu registro nas rochas da África do Sul e em toda a Terra, corrompendo a crosta do planeta e possivelmente estimulando a transição de um regime tectônico inicial para um sistema mais moderno como as placas tectônicas que prevalecem até hoje.
“Isso dá um apoio significante para a ideia de que o impacto pode ter sido o responsável pela mudança do regime tectônico da Terra”, disse o geólogo Frank Kyte da UCLA.
A violenta colisão provavelmente representou um grande desafio para a vida na Terra, que se desenvolveu a 3.8 bilhões de anos atrás. O céu pode ter sido preenchido por partículas de poeira e o clima ficou terrivelmente quente, enquanto as camadas superiores do oceano podem ter fervido, dizem os pesquisadores.
O impacto do asteroide pode ter dizimado uma grande porcentagem das formas de vida do planeta, desocupando nichos, que posteriormente foram ocupados pelos sobreviventes.
Embora esse impacto tenha sido incrivelmente dramático, provavelmente ele não foi o único. Pelo contrário, ele foi um dos muitos choques que ocorreram durante um período chamado de Late Heavy Bombardment, que começou a cerca de quatro bilhões de anos atrás e durou talvez um bilhão de anos.
Esse período de bombardeamento pesado também afetou outros corpos do Sistema Solar interno, criando enormes buracos em Marte, Vênus, Mercúrio e na nossa Lua.

Fonte: Space.com
Imagem em alta resolução: Click aqui

Artigos relacionados

Terra 1829114963311778781

Postar um comentário

emo-but-icon

item