olharastronomico

Brasil avança, e lança seu primeiro foguete movido a etanol e oxigênio líquido

Nesta Segunda-Feira, ocorreu o 1º lançamento do foguete brasileiro com motor que é movido a Etanol e Oxigênio Líquido, isso ocorreu no Ce...


Nesta Segunda-Feira, ocorreu o 1º lançamento do foguete brasileiro com motor que é movido a Etanol e Oxigênio Líquido, isso ocorreu no Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão e teve início às 23h02, durou 3 minutos e 33 segundos, até o VS-30 V13 alcançar a área de segurança que foi prevista. O tráfego marítimo e aéreo, teve que ser interditado.



Durante o processo, foi coletado dados para estudos que foram desenvolvidos pela UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), e um dispositivo de segurança para veículos espaciais.
"Não tenho dúvidas de que tiramos lições importantes com esta operação e que colocamos o Brasil num rol de países que detém tecnologia própria para operar veículos espaciais movidos a propelente líquido", disse o Coronel Aviador, Avandelino Santana Júnior, ele é coordenador-geral da Operação Raposa e responsável pelo lançamento.



Para o diretor da CLA, Coronel Engenheiro Cezar Demétrio Santos, o lançamento representa um salto evolutivo na missão da organização. "Com a Operação Raposa, o CLA alcança um patamar de importância estratégica ainda maior no conjunto do Programa Nacional de Atividades Espaciais. Demos um passo essencial visando a operação de veículos espaciais movidos a combustível líquido, que permitem uma maior capacidade de carga e precisão de inserção em órbita, essenciais para atividades envolvendo o Veiculo Lançador de Satélite (VLS) e sucessores", afirma ele.

Artigos relacionados

exclusivo 5440078360634729738

Postar um comentário

emo-but-icon

item