olharastronomico

Asteroide passará próximo da Terra, porém a uma distância segura no dia 7 de Setembro!

O pequeno asteroide, chamado 2014 RC, vai passar próximo da Terra, no dia 7 de Setembro. A distância de sua aproximação segura, vai ser ...


O pequeno asteroide, chamado 2014 RC, vai passar próximo da Terra, no dia 7 de Setembro. A distância de sua aproximação segura, vai ser de 40.000 Km, e o momento de sua aproximação mais próxima da Terra vai ocorrer às 15h18 (Horário de Brasília), aproximadamente, e isto sobre a Nova Zelândia.
Pelo seu brilho refletido, os astrônomos já estimam que ele tenha aproximadamente 20 metros de tamanho, e foi descoberto inicialmente na noite do dia 31 de Agosto, pela Catalina Sky Survey, próximo de Tucson, Arizona. Foi também, independentemente detectado na noite seguinte pelo telescópio PAN-STARRS 1, que fica localizado no Monte Haleakala, em Maui, no Havaí. Ambos, reportaram suas observações para o Minor Planet Center, em Cambridge, Massachusetts.
Houve observações adicionais feitas pelo Catalina Sky Survey e pela Universidade do Havaí, com o telescópio de 2.2 metros de Mauna Kea, confirmando a órbita do 2014 RC.
pio de 2.2 metros de Mauna Kea, confirmaram a órbita do 2014 RC.
A sua magnitude aparente, é de cerca de 11.5, tornando-se um objeto não possível de ter observado a olho nu. Mas, qualquer astrônomo amador com um pequeno telescópio, poderá registrar a ligeira passagem do asteroide.


Este asteroide, vai passar um pouco acima de onde ficam localizados os satélites de comunicação e os de meteorologia, órbitas geossíncronas a 36.000 Km da Terra. Enquanto que esse objeto não apresente uma ameaça à Terra e os satélites, ele estará próximo o suficiente parar dar uma única oportunidade para os pesquisadores observar e aprender um pouco mais sobre os asteroides.
Enquanto o 2014 RC não se chocar com a Terra, ele poderá trazer uma ameaça no futuro, mas o seu movimento será bem monitorado, e nenhuma ameaça à Terra foi identificada para esses possíveis encontros futuros, pelo menos por enquanto.

Artigos relacionados

Faça seu próprio experimento em um satélite de código aberto

Já pensou em controlar um satélite científico espacial, para fazer seu próprio um experimento? Bom, essa possibilidade já existe!  Pesquisadores, estudantes e interessados em geral podem ...

Teste da Xombie em pouso vertical

Outros foguetes VTVL foram desenvolvidos e testados na Terra, mas seus algoritmos de orientação datam da era Apolo. Então a NASA está usando o foguete Xombie, desenvolvido pela Masten Space Syst...

Ovni próximo da Estação Espacial Internacional

O astronauta da NASA Chris Cassidy enviou uma mensagem de rádio para o Controle da Missão, dizendo que um OVNI flutuava do lado de fora da ISS, próximo do veículo de carga Progress, na manhã do d...

Postar um comentário

emo-but-icon
:noprob:
:smile:
:shy:
:trope:
:sneered:
:happy:
:escort:
:rapt:
:love:
:heart:
:angry:
:hate:
:sad:
:sigh:
:disappointed:
:cry:
:fear:
:surprise:
:unbelieve:
:shit:
:like:
:dislike:
:clap:
:cuff:
:fist:
:ok:
:file:
:link:
:place:
:contact:

item