olharastronomico

Asteroide passará próximo da Terra, porém a uma distância segura no dia 7 de Setembro!

O pequeno asteroide, chamado 2014 RC, vai passar próximo da Terra, no dia 7 de Setembro. A distância de sua aproximação segura, vai ser ...


O pequeno asteroide, chamado 2014 RC, vai passar próximo da Terra, no dia 7 de Setembro. A distância de sua aproximação segura, vai ser de 40.000 Km, e o momento de sua aproximação mais próxima da Terra vai ocorrer às 15h18 (Horário de Brasília), aproximadamente, e isto sobre a Nova Zelândia.
Pelo seu brilho refletido, os astrônomos já estimam que ele tenha aproximadamente 20 metros de tamanho, e foi descoberto inicialmente na noite do dia 31 de Agosto, pela Catalina Sky Survey, próximo de Tucson, Arizona. Foi também, independentemente detectado na noite seguinte pelo telescópio PAN-STARRS 1, que fica localizado no Monte Haleakala, em Maui, no Havaí. Ambos, reportaram suas observações para o Minor Planet Center, em Cambridge, Massachusetts.
Houve observações adicionais feitas pelo Catalina Sky Survey e pela Universidade do Havaí, com o telescópio de 2.2 metros de Mauna Kea, confirmando a órbita do 2014 RC.
pio de 2.2 metros de Mauna Kea, confirmaram a órbita do 2014 RC.
A sua magnitude aparente, é de cerca de 11.5, tornando-se um objeto não possível de ter observado a olho nu. Mas, qualquer astrônomo amador com um pequeno telescópio, poderá registrar a ligeira passagem do asteroide.


Este asteroide, vai passar um pouco acima de onde ficam localizados os satélites de comunicação e os de meteorologia, órbitas geossíncronas a 36.000 Km da Terra. Enquanto que esse objeto não apresente uma ameaça à Terra e os satélites, ele estará próximo o suficiente parar dar uma única oportunidade para os pesquisadores observar e aprender um pouco mais sobre os asteroides.
Enquanto o 2014 RC não se chocar com a Terra, ele poderá trazer uma ameaça no futuro, mas o seu movimento será bem monitorado, e nenhuma ameaça à Terra foi identificada para esses possíveis encontros futuros, pelo menos por enquanto.

Artigos relacionados

exclusivo 8784399036808050316

Postar um comentário

emo-but-icon

item