olharastronomico

Asteroide passará próximo da Terra, porém a uma distância segura no dia 7 de Setembro!

O pequeno asteroide, chamado 2014 RC, vai passar próximo da Terra, no dia 7 de Setembro. A distância de sua aproximação segura, vai ser ...


O pequeno asteroide, chamado 2014 RC, vai passar próximo da Terra, no dia 7 de Setembro. A distância de sua aproximação segura, vai ser de 40.000 Km, e o momento de sua aproximação mais próxima da Terra vai ocorrer às 15h18 (Horário de Brasília), aproximadamente, e isto sobre a Nova Zelândia.
Pelo seu brilho refletido, os astrônomos já estimam que ele tenha aproximadamente 20 metros de tamanho, e foi descoberto inicialmente na noite do dia 31 de Agosto, pela Catalina Sky Survey, próximo de Tucson, Arizona. Foi também, independentemente detectado na noite seguinte pelo telescópio PAN-STARRS 1, que fica localizado no Monte Haleakala, em Maui, no Havaí. Ambos, reportaram suas observações para o Minor Planet Center, em Cambridge, Massachusetts.
Houve observações adicionais feitas pelo Catalina Sky Survey e pela Universidade do Havaí, com o telescópio de 2.2 metros de Mauna Kea, confirmando a órbita do 2014 RC.
pio de 2.2 metros de Mauna Kea, confirmaram a órbita do 2014 RC.
A sua magnitude aparente, é de cerca de 11.5, tornando-se um objeto não possível de ter observado a olho nu. Mas, qualquer astrônomo amador com um pequeno telescópio, poderá registrar a ligeira passagem do asteroide.


Este asteroide, vai passar um pouco acima de onde ficam localizados os satélites de comunicação e os de meteorologia, órbitas geossíncronas a 36.000 Km da Terra. Enquanto que esse objeto não apresente uma ameaça à Terra e os satélites, ele estará próximo o suficiente parar dar uma única oportunidade para os pesquisadores observar e aprender um pouco mais sobre os asteroides.
Enquanto o 2014 RC não se chocar com a Terra, ele poderá trazer uma ameaça no futuro, mas o seu movimento será bem monitorado, e nenhuma ameaça à Terra foi identificada para esses possíveis encontros futuros, pelo menos por enquanto.

Artigos relacionados

Nivelamento do terreno para o E-ELT é feito com bombas

No dia 19 de Junho, ocorreu uma cerimônia de nivelamento de montanha, para assinalar um importante marco no projeto do ESO do European Extremely Large Telescope, o conhecido, E-ELT. A detonaçã...

Astrônomos descobrem novo tipo de exoplaneta, denominado Mega-Terra

Os astrônomos conseguiram desta vez, descobrir um planeta rochoso que tem cerca de 17 vezes a massa da Terra e mais de 2 vezes maior também. A descoberta desafiou os teóricos sobre a formação de ...

Marte e Fobos

As luas de Marte são tão pequenas que alguns astrônomos acreditam que elas sejam na verdade asteroides capturados. Elas são chamadas de Fobos e Deimos, com um diâmetro médio de 17 km, são raramen...

Postar um comentário

emo-but-icon
:noprob:
:smile:
:shy:
:trope:
:sneered:
:happy:
:escort:
:rapt:
:love:
:heart:
:angry:
:hate:
:sad:
:sigh:
:disappointed:
:cry:
:fear:
:surprise:
:unbelieve:
:shit:
:like:
:dislike:
:clap:
:cuff:
:fist:
:ok:
:file:
:link:
:place:
:contact:

item