olharastronomico

Dawn, consegue sua melhor imagem de Ceres até o momento e inicia preparação para a aproximação final

A sonda Dawn, mandou uma bela imagem de Ceres, esta aí, é a  uma distância aproximada de 1.2 milhão de Km do planeta anão. No momento, e...


A sonda Dawn, mandou uma bela imagem de Ceres, esta aí, é a
 uma distância aproximada de 1.2 milhão de Km do planeta anão. No momento, essa é a melhor imagem de Ceres já feita pela Dawn a caminho de sua exploração.
“Agora, finalmente, nós temos uma sonda rumando para revelar os mistérios desse mundo alienígena”, disse Marc Rayman do JPL da NASA, em Pasadena, Califórnia. 
“Em breve ela revelará uma miríade de segredos de Ceres, que guarda mistérios da formação do Sistema Solar”.
A Dawn, vai ser capturada pela órbita de Ceres em Março do ano que vem, vai ser a primeira visita a um planeta anão realizada por uma sonda. Mas, até o momento, as melhores imagens mesmo, foram feitas pelo Telescópio Espacial Hubble. Em 2015, a Dawn vai conseguir imagens bem melhores, com alta resolução.
Desde 2007, quando ocorreu seu lançamento, a Dawn já visitou o Vesta, um gigante protoplaneta a 168 milhões de Km de Ceres, sendo maior que a distância da Terra até o Sol.
Durante os seus 14 meses que passou na órbita de Vesta, obteve resultados científicos sem precedentes, que inclui imagens da superfície repleta de crateras e pistas sobre a sua história geológica. Enfim, Vesta e Ceres são dois dos mais massivos corpos do cinturão de asteroides.
A imagem com 9 pixels de largura de Ceres serve como uma calibração final da câmera científica, um procedimento necessário de ser realizado antes da Dawn chegar ao asteroide. E olha que Ceres aparece nessa imagem da sonda Dawn, com aproximadamente o mesmo brilho que o planeta Vênus tem algumas vezes quando observado da Terra. A sonda vai iniciar a sua fase de aproximação, no dia 26 de Dezembro de 2014. Aguarde mais imagens e informações!

Fonte: http://www.astronomy.com/news/2014/12/dawn-snaps-its-best-yet-image-of-dwarf-planet-ceres

Artigos relacionados

NASA 4774886799592134463

Postar um comentário

emo-but-icon

item