olharastronomico

O que gera a estrutura na cauda do Cometa Lovejoy?

O Cometa C/2014 Q2 (Lovejoy), está atualmente tão brilhante que pode ser visto a olho nu, e tem mostrado uma cauda de íon extremamente d...


O Cometa C/2014 Q2 (Lovejoy), está atualmente tão brilhante que pode ser visto a olho nu, e tem mostrado uma cauda de íon extremamente detalhada. Como o nome mesmo diz, a cauda de íon é feita de gás ionizado, isto é, gás energizado pela luz ultravioleta do Sol e empurrada para longe pelo vento solar. 
O vento solar é bem estruturado e esculpido pelo complexo e sempre em alteração campo magnético do Sol. O efeito da variação do vento solar, combinado com os diferentes jatos de gás emanando do núcleo do cometa é responsável pela complexa estrutura da cauda.
Seguindo o vento, a estrutura na cauda do Cometa Lovejoy pode ser vista se movendo na direção oposta à do Sol, mesmo alterando a sua aparência ondulatória com o decorrer do tempo. 
A coloração azulada da cauda de íon é dominada pela recombinação das moléculas de monóxido de carbono, enquanto que a coloração esverdeada da coma ao redor do núcleo do cometa é criada principalmente por uma pequena quantidade de moléculas diatômicas de carbono recombinadas. 
O Cometa Lovejoy fez sua maior aproximação da Terra a duas semanas atrás e em dez dias fará sua maior aproximação do Sol. Após isso, o cometa começa a se apagar enquanto retorna para o Sistema Solar externo, e retornará para as vizinhanças da Terra em cerca de 8000 anos. 
Aproveite este momento para uma observação a olho nu mesmo, dê um adeus ao Lovejoy em sua jornada.

Artigos relacionados

curiosidades 6355142606255723403

Postar um comentário

emo-but-icon

item