olharastronomico

O alvo da missão Dawn da NASA

No dia 6 de Março de 2015, a sonda Dawn da NASA chegará em Ceres, marcando a primeira vez na história, que uma sonda orbitou dois objeto...


No dia 6 de Março de 2015, a sonda Dawn da NASA chegará em Ceres, marcando a primeira vez na história, que uma sonda orbitou dois objetos do Sistema Solar. A sonda Dawn explorou anteriormente o protoplaneta Vesta, por 14 meses, de 2011 até 2012, conseguindo imagens detalhadas e dados sobre o objeto. 
A Dawn entrou na sua fase de aproximação em direção a Ceres, e nos próximos meses promete ter uma melhor visão do objeto antes da sua chegada. No final desse mês, as imagens feitas pela sonda e os outros dados por ela obtidos, serão os melhores já conseguidos do planeta anão.
Essa imagem do Ceres, foi feita pela Advanced Camera for Surveys, do Hubble, entre Dezembro de 2003 a Janeiro de 2004. As imagens feitas de Ceres e Vesta pelo Hubble ajudaram os astrônomos a planejarem o tour da sonda Dawn. Os astrônomos melhoraram a nitidez da imagem para ressaltar algumas feições presentes na superfície de corpo celeste, que inclui regiões brilhantes e escuras que podem ser feições de impacto presentes no asteroide, as observações foram feitas na luz visível e na luz ultravioleta.
As cores representam as diferenças entre regiões relativamente azuis e vermelhas. Essas diferenças podem estar presentes simplesmente devido a variação na superfície entre os diferentes tipos de materiais que constituem o planeta anão Ceres. 
A forma arredondada sugere que seu interior é dividido em camadas como os outros planetas terrestres, como a Terra. Ceres pode ter um núcleo interno rochoso, um manto congelado e uma fina e empoeirada crosta externa, tudo isso, inferido a partir da sua densidade e da sua rotação de apenas 9 horas. Ceres tem aproximadamente 950 quilômetros de diâmetro.

Artigos relacionados

missões 5012754425548862720

Postar um comentário

emo-but-icon

item