olharastronomico

Os incríveis desfiladeiros do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko

Esses desfiladeiros foram descobertos como sendo parte do núcleo escuro do famoso Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, pela Rosetta, que fo...


Esses desfiladeiros foram descobertos como sendo parte do núcleo escuro do famoso Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, pela Rosetta, que foi lançada pela ESA a mais de 10 anos atrás. 
Os desfiladeiros, como esses, foram imageados pela sonda a cerca de duas semanas atrás. Embora cheguem a cerca de um quilômetro de altura, a baixa gravidade na superfície do cometa, permitiria que o ser humano pudesse pular do desfiladeiro e sobreviver a essa queda, sabia? 
No pé do desfiladeiro pode-se ver um terreno bem suave, pontuado com pedaços de rochas que chegam a ter cerca de 20 metros de diâmetro. Dados obtidos pela sonda Rosetta, indicam que o gelo do cometa, tem uma fração de deutério significantemente diferente daquela encontrada nos oceanos da Terra, indicando assim uma origem provavelmente diferente também. 
A sonda Rosetta está programada para continuar acompanhando o cometa durante o ano de 2015, observando as mudanças na sua atividade enquanto ele se aproxima do periélio que acontecerá no mês de Agosto desse ano.

Artigos relacionados

ESA 605452369569990068

Postar um comentário

emo-but-icon

item