olharastronomico

Dia 18 de Julho foi o dia em que a NASA alcançou 10.000 asteroides

Dia 18 de Julho foi o dia em que a NASA alcançou 10.000 asteroides e também cometas, já descobertos. Sendo que grande parte deles podem pass...




Dia 18 de Julho foi o dia em que a NASA alcançou 10.000 asteroides e também cometas, já descobertos. Sendo que grande parte deles podem passar próximo da Terra, foi o telescópio PanSTARRS que detectou o 10.000º objeto próximo da Terra, nomeado de 2013 MZ5, apesar de parecer muito há um número pelo menos 10 vezes maior para ser descoberto.
Esses objetos próximos da Terra são asteroides e cometas que podem se aproximar da Terra até uma distância orbital de 45 milhões de quilômetros, ou até mesmo chegar cair no planeta, causando uma grande explosão, chegando acabar com toda a vida da Terra, porém como comentado há um tempo atrás, há cientistas, que hoje arrumam uma solução para acabar com os asteroides ou cometas ou até mesmo desviar sua rota. Alguns deles podem ser insignificantes, porém há alguns que chegam ter o tamanho do estado Texas dos EUA.
O asteroide 2013 MZ5 tem 300 metros de diâmetro, e não tem uma órbita suficiente para se chocar com o nosso planeta, o telescópio PanSTARRS fica localizado a 3 mil metros acima do cume da cratera vulcânica do Monte Haleakalā, no Maui. Operado pela Universidade do Havaí, o telescópio faz parte dos projetos financiados pela NASA. PanSTARRS ajuda a encontrar os asteroides, dando apoio a missão e para principalmente nos dizer se a órbita do objeto é ou não perigosa.

Artigos relacionados

NASA 5229118048006270655

Postar um comentário

emo-but-icon

item