olharastronomico

Foi revelada a verdadeira causa da morte de Yuri Gagarin

O cosmonauta Yuri Gagarin entrou para a história quando fez parte da missão espacial a bordo da cápsula Vostok I da Russia, em abril de 1961...


O cosmonauta Yuri Gagarin entrou para a história quando fez parte da missão espacial a bordo da cápsula Vostok I da Russia, em abril de 1961.
Além do feito científico e tecnológico, seu sucesso também deve conotação política, já ele representou uma vitória da superpotência comunista sobre o mundo capitalista ocidental.
Aproximadamente 7 anos depois da sua ida ao espaço, Yuri morreu em um acidente aéreo, em circunstâncias nunca completamente esclarecidas. Graças ao esforço do seu colega Aleksey Leonov ao longo de 20 anos, agora a verdade veio à tona.
De acordo com a versão oficial, Gagarin e o instrutor Vladimir Seryogin caíram com o MiG-15UTI após desviarem de um objeto voador não identificado – que poderia ser desde um balão até uma ave. O que fez com que o avião entrasse em parafuso, causando a morte de ambos. Enfim, depois de insistentes pedidos de Leonov, agora se sabe que "objeto não identificado" era um jato SU-15, que realizou um voo não autorizado e passou muito perto mesmo, do avião de Gagarin.
Naquele dia 27 de março de 1968, o dia era de muita chuva, de vento e neve. Os exercícios aéreos estavam quase sendo cancelados por conta do mau tempo.
Leonov, responsável pelos treinamentos de saltos de paraquedas no dia, disse que escutou o barulho de um avião rompendo a barreira do som e, dois segundos depois, houve uma explosão.
O que de fato se passou é que o SU-15 - que deveria voar a uma altitude de, no mínimo, uns 10 mil metros, fazia um voo completamente fora dos padrões a uma altitude de 450 até 500 metros.
Assim que atingiu a velocidade supersônica, o avião passou perto do de Gagarin, que entrou em parafuso a uma velocidade de 750 km/h. Depois disso, não houve mais notícias do avião do cosmonauta. As buscas tiveram início, e o pior havia acontecido: restos do MiG-15UTI e dos corpos dos dois tripulantes foram encontrados. A partir daí, começaram as manobras para evitar o vazamento da informação de que outro piloto soviético seria responsável pela morte de Gagarin. Inclusive, Lenov descobriu ao ter acesso ao relatório oficial que seu testemunho na época sofreu alterações.
O nome do piloto que causou a morte de Gagarin, ainda não é revelada ao público, o que se sabe é que ele tem 80 anos e sua saúde está fragilizada.

Informações : Space

Artigos relacionados

história 8020709950297940134

Postar um comentário

emo-but-icon

item