olharastronomico

Sobre o lixo espacial

Introdução Nessa semana o que será discutido na nossa página do facebook e no canal do youtube será o lixo espacial, o lixo espacial acaba s...

Introdução

Nessa semana o que será discutido na nossa página do facebook e no canal do youtube será o lixo espacial, o lixo espacial acaba se tornando um risco na órbita terrestre, existe tanto lixo espacial, viajando em várias órbitas desde baixas a altas mais altas chegando na altura da ISS.

O que é lixo espacial?

Lixo espacial é qualquer um objeto, que foi lançado no espaço, da Terra que não tenha mais utilidade, na sua maioria são satélites desativados, alguns fragmentos de satélite ou até mesmo de foguetes, e as vezes os instrumentos e ferramentas perdidos pelos astronautas durante as missões espaciais, de manutenção, etc.

Quais são os problemas ou riscos do lixo espacial?

Como esses objetos estão viajando em várias órbitas, alguns voltam e são incinerados na entrada no planeta Terra, agora só imagine se um desses objetos, chocar-se na ISS, ou a qualquer outro satélite que está ativo, seria um desastre não é? Quanto maior a altitude do objeto, mais tempo fica em órbita, ou seja, um satélite que está sobre orbita de 1000 Km da Terra, ficará mais tempo no espaço do que um a 600 Km, entendeu?

Um lixo espacial pode cair sobre minha casa?

Como 75% do planeta, são só oceanos, é mais comum cair nos oceanos, mas isso não quer dizer que é impossível cair na sua casa, mas as chances são minúsculas. Chega a ser quase impossível.

Esse problema está sendo resolvido?

CleanSpaceOne
Há vários projetos, um deles é a CleanSpaceOne, que estará ativo a partir de 2015, sua missão é pegar os objetos menores que 30 cm e mandar de volta para o planeta.


Artigos relacionados

curiosidades 28166434250099955

Postar um comentário

emo-but-icon

item