olharastronomico

O Sol nascendo em Mordor ~ RNO 91

Essa luz bizarra é na verdade um sinal da formação de estrelas, há  uma estrela bem jovem nascendo nas entranhas da nuvem escura LDN 43, a 5...


Essa luz bizarra é na verdade um sinal da formação de estrelas, há uma estrela bem jovem nascendo nas entranhas da nuvem escura LDN 43, a 520 anos-luz de distância da Terra na constelação de Ophiuchus.
As estrelas nascem do gás e da poeira cósmica, que flutua livremente no espaço até que a gravidade força (F) elas a se aglomerarem. 
A estrela recém-nascida escondida nessa imagem, revelada somente pela luz refletida nas plumas da nuvem escura, é denominada de RNO 91, os astrônomos chamam de uma estrela pré-sequência principal, significando que ela ainda não começou a queimar hidrogênio no seu núcleo. O que faz o brilho da estrela é a contração gravitacional, essa estrela está sendo comprimida pelo seu próprio peso até que em algum momento, sua massa ficará crítica e será alcançada, o hidrogênio, seu principal componente, começará a se fundir, lançando grandes quantidades de energia no processo, o inicio da idade adulta da estrela. 
Porém, até antes disso acontecer, na fase da adolescência a estrela é brilhante o suficiente para brilhar e gerar poderosos ventos estelares, emitindo intensos raios-X e ondas de rádio nesse processo. A RNO 91 é uma estrela variável, ela chega ter a metade da massa do nosso Sol. 
Os astrônomos têm sido capazes de observar a existência de um disco empoeirado e congelado ao seu redor, se esticando por mais de 1700 vezes a distância da Terra ao Sol. 
Acredita-se que esse disco possa conter protoplanetas, ou seja, planetas no processo de formação, e que eventualmente possam se desenvolver em um sistema planetário completo.

Artigos relacionados

NASA 9178374257516525879

Postar um comentário

emo-but-icon

item