olharastronomico

Aproximação de cometa em Marte apresenta ameaça aos satélites em orbita

Não há muita certeza sobre a distância mínima que o cometa C/2013 A1 se aproximará de Marte em 2014, e isso está obrigando as agências...


Não há muita certeza sobre a distância mínima que o cometa C/2013 A1 se aproximará de Marte em 2014, e isso está obrigando as agências espaciais, criarem alguns planos de manobras para os satélites na órbita do planeta. O objetivo é diminuir os riscos de colisão contra as partículas cometárias.
Nesse momento, 3 sondas estão orbitando o planeta, entre elas: Odyssey, Mars Reconnaissance Orbiter e a europeia Mars Express. Além dos orbitadores, a NASA também tem os rovers Curiosity e Opportunity, que estudam o planeta a partir do solo marciano.
Apesar de os cálculos mostrarem que o cometa C/2013 A1 Siding Spring não se chocará contra a superfície do planeta, as incertezas sobre a menor distância da aproximação estão trazendo uma série de dúvidas sobre a implementação das manobras a serem feitas para reduzir o risco de colisão das naves contra a poeira cometária.
Os cálculos mostram uma passagem rasante situada entre 66 mil e 194 mil Km da superfície, uma margem de erro bastante grande para que os engenheiros das missões possam determinar onde seria o melhor local para posicionar as sondas.
"Essa aproximação promete ser muito emocionante", diz o Michael Meyer, que é cientista-chefe para o programa de exploração em Marte junto à NASA.
Michael Mayer também revela que os dados não são muito consistentes. "Sendo honesto, ainda nós não sabemos muito sobre a passagem e qual tipo de cálculo poderá ser feito para diminuir os impactos", adicionou ele.
Para ele, os fragmentos do C/2013 A1 Siding Spring vai apresentar riscos reais para os orbitadores e os planos para reorientação das naves estão em andamento. No entender do cientista, existem chances de impactos contra as sondas, mas qual a porcentagem disso acontecer, ainda não se sabe.

Artigos relacionados

Sonda da NASA fotografa a Terra antes de seguir viagem para Júpiter

A sonda usou força gravitacional do planeta para aumentar velocidade, a previsão é que Juno chegue ao planeta gasoso em 2016.A imagem divulgada pela NASA nessa sexta feira, feita pela sonda espacia...

A sonda LADEE já está em órbita na Lua

Ocorreu ontem, por volta das 08h57 no horário de Brasília. A sonda está em excelentes condições, os dados que serão obtidos posteriormente vão precisar dos parâmetros da órbita, porém, com ba...

Resultados das amostras encontradas, da Curiosity

O Curiosity da NASA revelou grandes coisas sobre o planeta Marte. Suas descobertas são tão incríveis que até a revista científica Science postou 5 artigos.Uma descoberta fundamental é que as molécul...

Postar um comentário

emo-but-icon
:noprob:
:smile:
:shy:
:trope:
:sneered:
:happy:
:escort:
:rapt:
:love:
:heart:
:angry:
:hate:
:sad:
:sigh:
:disappointed:
:cry:
:fear:
:surprise:
:unbelieve:
:shit:
:like:
:dislike:
:clap:
:cuff:
:fist:
:ok:
:file:
:link:
:place:
:contact:

item