olharastronomico

Satélite de aproximadamente 250 kg deve cair na Terra entre Setembro e Novembro

Uma bola de fogo vem ai, sim em breve uma grande bola de fogo será vista nos céus, será um velho satélite de 250 Kg,  o satélite europeu, ch...

Uma bola de fogo vem ai, sim em breve uma grande bola de fogo será vista nos céus, será um velho satélite de 250 Kg, o satélite europeu, chamado GOCE. Ele está com seus dias contados e brevemente deverá perder altitude e cair na Terra na forma de uma grande bola de fogo. O sistema que mantêm ele em órbita está quase chegando ao fim e a reentrada não poderá ser controlada.
Ele tinha como missão, traçar um mapa de alta resolução do shape do globo terrestre. Foram quase alcançado 5 anos de missão e os dados gerados estão permitindo aos cientistas uma melhor compreensão sobre a ocorrência dos terremotos, vulcões e também a da circulação oceânica.
E sobre sua reentrada, o GOCE orbita o planeta em uma altitude muito baixa, a quase 260 km e ainda é mantido nesta posição por causa da ejeção em altíssima velocidade de íons de xenônio. Como que a reserva de 40Kg de gás está acabando em breve, entre Setembro a Novembro não terá mais condições de manter o satélite em órbita. Após esgotar o reservatório de xenônio, e então perderá altitude e a velocidade orbital não será mais capaz compensar a atração da gravidade e o satélite GOCE ficará em chamas na alta atmosfera da Terra.
Segundo as informações da ESA, Agência Espacial Europeia, ele mede aproximadamente seis metros de comprimento e pesa quase 260 Kg. A maior parte dos fragmentos deverá ser "exterminada" pelo fogo, mas entre 40 e 50 fragmentos sobreviverão ao calor e poderão cair na superfície terrestre. Não se pode afirmar ainda onde GOCE irá cair, porém a alta inclinação de sua órbita, de aproximadamente 96.6º, mostra que grande parte do planeta receberá os fragmentos, entre eles, o Brasil.
Agora o GOCE realiza 16.2 revoluções por dia ao redor do planeta, ele percorre cada volta em 89 minutos, a uma velocidade de 27.939 km/h. 
Você conhece o SatView? Você pode rastrear o GOCE entre outros objetos em orbita e saber sua posição a qualquer momento. Quando estiver próximo à reentrada será possível monitorar o GOCE mais de perto, com informações mais atualizadas sobre os possíveis locais da queda dos fragmentos. Acesse o SatView e rastreie o GOCE agora mesmo e veja se está visível em sua cidade!

Artigos relacionados

satelites 5703933240522597624

Postar um comentário

emo-but-icon

item