olharastronomico

Satélite de aproximadamente 250 kg deve cair na Terra entre Setembro e Novembro

Uma bola de fogo vem ai, sim em breve uma grande bola de fogo será vista nos céus, será um velho satélite de 250 Kg,  o satélite europeu, ch...

Uma bola de fogo vem ai, sim em breve uma grande bola de fogo será vista nos céus, será um velho satélite de 250 Kg, o satélite europeu, chamado GOCE. Ele está com seus dias contados e brevemente deverá perder altitude e cair na Terra na forma de uma grande bola de fogo. O sistema que mantêm ele em órbita está quase chegando ao fim e a reentrada não poderá ser controlada.
Ele tinha como missão, traçar um mapa de alta resolução do shape do globo terrestre. Foram quase alcançado 5 anos de missão e os dados gerados estão permitindo aos cientistas uma melhor compreensão sobre a ocorrência dos terremotos, vulcões e também a da circulação oceânica.
E sobre sua reentrada, o GOCE orbita o planeta em uma altitude muito baixa, a quase 260 km e ainda é mantido nesta posição por causa da ejeção em altíssima velocidade de íons de xenônio. Como que a reserva de 40Kg de gás está acabando em breve, entre Setembro a Novembro não terá mais condições de manter o satélite em órbita. Após esgotar o reservatório de xenônio, e então perderá altitude e a velocidade orbital não será mais capaz compensar a atração da gravidade e o satélite GOCE ficará em chamas na alta atmosfera da Terra.
Segundo as informações da ESA, Agência Espacial Europeia, ele mede aproximadamente seis metros de comprimento e pesa quase 260 Kg. A maior parte dos fragmentos deverá ser "exterminada" pelo fogo, mas entre 40 e 50 fragmentos sobreviverão ao calor e poderão cair na superfície terrestre. Não se pode afirmar ainda onde GOCE irá cair, porém a alta inclinação de sua órbita, de aproximadamente 96.6º, mostra que grande parte do planeta receberá os fragmentos, entre eles, o Brasil.
Agora o GOCE realiza 16.2 revoluções por dia ao redor do planeta, ele percorre cada volta em 89 minutos, a uma velocidade de 27.939 km/h. 
Você conhece o SatView? Você pode rastrear o GOCE entre outros objetos em orbita e saber sua posição a qualquer momento. Quando estiver próximo à reentrada será possível monitorar o GOCE mais de perto, com informações mais atualizadas sobre os possíveis locais da queda dos fragmentos. Acesse o SatView e rastreie o GOCE agora mesmo e veja se está visível em sua cidade!

Artigos relacionados

NASA pesquisa outras formas de medir a poluição e qualidade do ar

A NASA está executando uma pesquisa que vai durar 5 anos, a missão é ajudar cientistas a medir a poluição e a qualidade do ar a partir de informações e observações do espaço. A ideia é usar satélit...

Faça seu próprio experimento em um satélite de código aberto

Já pensou em controlar um satélite científico espacial, para fazer seu próprio um experimento? Bom, essa possibilidade já existe!  Pesquisadores, estudantes e interessados em geral podem ...

Satélite Jason-1 sofre falha e é desativado

  O satélite Jason-1, que acompanhava o aumento do nível do mar por 12 anos e ajudou meteorologistas de todo o planeta a realizarem melhores previsões meteorológicas, entrou em colapso ontem...

Postar um comentário

emo-but-icon
:noprob:
:smile:
:shy:
:trope:
:sneered:
:happy:
:escort:
:rapt:
:love:
:heart:
:angry:
:hate:
:sad:
:sigh:
:disappointed:
:cry:
:fear:
:surprise:
:unbelieve:
:shit:
:like:
:dislike:
:clap:
:cuff:
:fist:
:ok:
:file:
:link:
:place:
:contact:

item