olharastronomico

Cometa ISON sobrevive, mas não está bem!

Após não ter aparecido no campo de visão das sondas que observam o Sol na sua maior aproximação com o Sol, o ISON foi dado presumidament...


Após não ter aparecido no campo de visão das sondas que observam o Sol na sua maior aproximação com o Sol, o ISON foi dado presumidamente como perdido. 
Porém, ele surpreendeu os observadores, ontem, quando ainda tinha uma parte de seu material que viajava ao longo da trajetória do cometa tornando-se visível e até mesmo desenvolvendo uma extensa cauda de poeira na forma de leque. 
O vídeo abaixo é composto por frames obtidos pelos coronógrafos da sonda SOHO. A sonda seguiu o cometa no campo de visão de suas câmeras de grande angular que é azul e a restrita que é vermelha nas horas antes e depois da passagem do cometa. 


De qualquer forma, sendo um zumbi ou não, o Cometa ISON nascerá antes do Sol surgir nos céus do planeta Terra, nos próximos dias. Mas, ele pode se acabar antes de chegar, por vias das dúvidas, ele sobreviveu pela sua aproximação máxima e é isso que importa. No canal olhar astronômico foi postado um vídeo, com minhas próprias palavras sobre isso, se quiser veja também.

Artigos relacionados

Sol 687017082403524974

Postar um comentário

emo-but-icon

item