olharastronomico

China lança sonda para estudar superfície lunar

Nesse domingo, a China lançou a primeira sonda que vai pousar na lua depois de 40 anos. Em 1976, a sonda Luna 24 pousou com sucess...




Nesse domingo, a China lançou a primeira sonda que vai pousar na lua depois de 40 anos. Em 1976, a sonda Luna 24 pousou com sucesso no chamado, Mare Crisium e trouxe de volta para a Terra as amostras dos fluxos de lava do mar. 
Agora é a vez da China, com o módulo de pouso Chang’e-3 e o rover lunar chamado Yutu na borda do Mare Imbrium. O pequeno rover Yutu, ou Jade Rabbit , carrega um equipamento conhecido como GPR, que irá observar centenas de metros através dos materiais da superfície da Lua, e também outros instrumentos, incluindo espectrômetros para determinar a composição do solo. 


O rover está planejado para operar por pelo menos 90 dias, por mais que seja pequeno para ser visto em imagens feitas da Terra, a sonda LRO irá imageá-lo, e os 10 km que ele irá percorrer ocuparão entre 15 e 20 pixels nas melhores imagens.
O módulo de pouso também carregará um telescópio ultravioleta para estudar as galáxias. O pouso na borda de Sinus Iridum está programado para acontecer no dia 14 de Dezembro de 2013, após cumprir uma trajetória direta da Terra para a Lua.


Artigos relacionados

sondas 2111217654881977780

Postar um comentário

emo-but-icon

item