olharastronomico

Buracos negros massivos por toda parte!

Todos sabemos que no interior das galáxias massivas, existe um buraco negro supermassivo, e quanto maior o bulbo, maior o buraco negro. Ma...


Todos sabemos que no interior das galáxias massivas, existe um buraco negro supermassivo, e quanto maior o bulbo, maior o buraco negro. Mas ainda temos dúvidas, uma delas, é como esses buracos negros se formaram. Muitos buracos negros comuns podem se "encaixar" em um buraco negro supermassivo(SMBH), mas isso é dificultoso de pensar acontecendo no universo.
É provável que os SMBHs, começaram como simples buracos negros massivos(MBHs), isso nos primeiros dias do Universo, não importa como, poderia ser como estrelas supermassivas que de uma forma, formou a semente massiva dos buracos negros, e até mesmo com nuvens de gás colapsadas com uma forma catastrófica. Esses buracos negros iniciais devem estar muito distantes, pois não são observados tecnologia disponível.
Agora, astrônomos estão animados, encontraram um análogo a esses buracos negros, em galáxias anãs. Sabemos que grandes galáxias, um exemplo é a Via Láctea, abrigam buracos negros supermassivos em seus núcleos, mas as galáxias pequenas, que por sinal, não possuí um bulbo central e aglomeram ao redor de galáxias maiores, não pareciam ter esses buracos negros centrais.
Vale lembrar, que não faz muito tempo que Reines descobriu um MBH, localizado no núcleo da galáxia anã Henize 2-10, depois dos estudos da forma detalhada de quase 25000 galáxias anãs, já foi encontrado evidências para buracos negros em crescimento em 100 delas. Mas esses buracos negros não tem bilhões de vezes a massa do Sol, mas centenas de milhares de vezes a massa do Sol. São parecidos a formação dos buracos negros supermassivos iniciais, e já estão perto do suficiente para serem estudados.
Tudo bem que não são muitos, se forem comparar 100 com 25.000, mas, essas são apenas aquelas que possuem material caindo neles de forma ativa, sabemos que aproximadamente 10% dos SMBHs são ativos, largando os 90% que são "buracos negros calmos". Não sabemos a porcentagem dos buracos negros ativos com relação aos "calmos" nas galáxias anãs, por enquanto, porém esses 100 são somente uma minuscula quantidade, devem existir muitos outros. 
Então, agora temos muitas galáxias anãs que abrigam buracos negros massivos centrais, e que representa uma mudança de paradigma no que nós conhecemos atualmente sobre a evolução das galáxias e buracos negros. 
Os astrônomos não obtém novos dados para fazer essa descoberta, eles analisam o espectro de galáxias, que já foram imageadas, com a assistência do projeto Sloan Digital Sky Survey, quanto mais a astronomia avança, mais descobertas são feitas!

Artigos relacionados

galaxias 8232502690855432037

Postar um comentário

emo-but-icon

item