olharastronomico

Curiosity utiliza a direção reversa para proteger suas rodas em Marte

O terreno em que a Curiosity da está agora cruzando, é um pouco mais suave do que os membros da equipe anteciparam com base em imagens ant...

O terreno em que a Curiosity da está agora cruzando, é um pouco mais suave do que os membros da equipe anteciparam com base em imagens anteriores obtidas em órbita.
Nessa terça-feira, cobriu 100.3 metros, é a primeira longa jornada da missão que usou a direção reversa, e é o maior avanço em um único dia feito em mais de 3 meses.
A direção reversa validou a aplicabilidade de uma técnica desenvolvida com testes na Terra para diminuir os danos às rodas do Curiosity, até mesmo quando estiver andando sobre um terreno coberto com rochas afiadas. 


“Nós queremos ter a direção reversa em nossa caixa de ferramentas validada, pois existirão trechos da nossa rota que serão mais desafiadores e nesses momentos a direção reversa pode ser útil”, diz o gerente de projetos do Curiosity, Jim Erickson do JPL da NASA.
A equipe do rover utilizou as imagens feitas em órbita para acessar possíveis rotas, depois de detectar no final de 2013 que haviam buracos nas rodas de alumínio do veículo, que se acumularam mais rápido do que se previa. 
A rota escolhida que pareceu ser menos perigosa para as rodas, necessitou que o rover cruzasse uma duna de areia com 1 metro de altura. 
O ponto científico, pode ocorrer da próxima vez, onde a Curiosity usará sua ferramenta de perfuração e de coleta de amostras, esse ponto é uma intersecção de diferentes camadas de rochas localizadas a aproximadamente 1.1 quilômetros a frente do rover, na rota planejada.
O local é formalmente chamado de KMS-9, mas é popularmente chamado de Kimberley, para o quadrante geológico mapeado que o contém. O quadrante mapeado foi nomeado em homenagem à região noroeste da Austrália, que possui rochas bem antigas.
Durante o tempo que o rover gastará fazendo investigações científicas em Kimberley e estiver indo até lá, a equipe utilizará as imagens orbitais para escolher um caminho para continuar em direção ao destino de longo prazo.

Para ficarem ligados nas informações da Curiosity, sigam nas redes sociais
Facebookhttp://www.facebook.com/marscuriosity 

Artigos relacionados

sondas 6165185904380740589

Postar um comentário

emo-but-icon

item