olharastronomico

Valentina Tereshkova, a primeira mulher no espaço

A primeira astronauta, nasceu em 6 de março de 1937 em Maslennikovo, Rússia. A Valentina Tereskova, não era militar e trabalhava numa fáb...


A primeira astronauta, nasceu em 6 de março de 1937 em Maslennikovo, Rússia. A Valentina Tereskova, não era militar e trabalhava numa fábrica têxtil, ela participava de um clube amador de para-quedismo, onde recebeu instruções específicas para a missão.
A ideia de enviar uma mulher ao espaço surgiu após o bem sucedido voo de Gagarin em 1961. Além de Valentina, mais 4 jovens foram selecionadas para o treinamento que incluía horas de centrífuga, testes de isolamento, vôos no jato MIG-15, mais de 120 saltos de pára-quedas e exaustivas aulas de engenharia espacial. 

Mesmo após todos esses treinamentos, as 5 mulheres não foram integradas ao corpo de cosmonautas.


A ida de uma mulher ao espaço não significava a entrada de mulheres no programa espacial russo, era uma forma de desviar a atenção do programa espacial americano. Assim, o líder soviético Nikita Khrushchov, escolheu Valentina em pessoa para a missão e em 16 Junho de 1963 ela voou na apertada cápsula Vostok 6, tornando-se ao mesmo tempo a primeira mulher e a primeira pessoa civil no espaço. 
Conseguiu 48 voltas, mas não foi permitido ter o controle manual da nave, e além disso, por pouco não houve um acidente. 
Um erro no programa de vôo levou a cápsula a se afastar da Terra a cada órbita, em vez de se aproximar. Mas a falha foi corrigida, Valentina Tereskova retornou em segurança, e se tornou a primeira mulher no espaço.
Que isso sirva de inspiração a todas as mulheres do Brasil e do mundo, feliz dia das mulheres!

Artigos relacionados

história 7510818162718393471

Postar um comentário

emo-but-icon

item