olharastronomico

Você sabia? [ESPECIAL 1 ANO DE OLHAR ASTRONÔMICO]

No "Você Sabia?" de hoje, vamos falar um pouco sobre o ambiente que vive os astronautas na Estação Espacial Internacional . Ser...


No "Você Sabia?" de hoje, vamos falar um pouco sobre o ambiente que vive os astronautas na Estação Espacial Internacional. Será que é um ambiente agradável? Será que é confortável dormir lá? Vocês vão saber disso e muito mais, agora!
O astronauta Leroy Chiao já esclareceu os aspectos cotidianos da vida a bordo da Estação Espacial Internacional, vamos repassar o que ele disse neste artigo.

Qual é o cheiro da Estação Espacial Internacional? 
"Depois de abrir a escotilha, senti um moderado cheiro de plástico, não muito diferente daquele cheiro de carro novo. Isso era dos materiais sintéticos a bordo liberando gases. Após uma hora, parei de notá-lo".

Há algum sistema para melhorar o ar ambiente de lá?
"Temos sistemas que fazem
 remoção de dióxido de carbono e micro impuridades. O oxigênio é adicionado conforme é consumido. Utilizamos um dispositivo de eletrólise para quebrar a água, descarregando o hidrogênio para fora. Esse dispositivo é meio complicado, então temos também as velas de oxigênio, que 'queimamos' periodicamente. São os mesmos tipos de sistemas a bordo de submarinos nucleares, por exemplo, que tem requerimentos técnicos semelhantes".

FATO INTERESSANTE: O nitrogênio não é trocado, exceto para compensar vazamento. O corpo humano não utiliza o nitrogênio inalado, e então ele é reciclado.

Como era controlada a temperatura?
Sempre controlada pelo comandante da missão. "Moro em Houston, então gosto de ar condicionado. A cabine foi configurada para cerca de 21ºC".

Agora, confira informações adquiridas de forma avulsa, pela internet e por outros astronautas.

É confortável dormir na Estação Espacial Internacional?
Sim e não, pois o dia passa muito rápido, já que a ISS fica em órbita e não sobre solo terrestre.

A comida "pastosa" de lá é boa?
Como é um alimento pastoso, o gosto é um tanto artificial, mas nada que atrapalhe. Com o tempo você se acostuma.

Escovar os dentes é uma tarefa fácil?
Não, requer uma certa "habilidade".

É possível ficar com medo de altura lá em cima?
Bom, como todos os astronautas são treinados para isto, é quase impossível, mas quando você fica olhando a Terra, dá impressão que você está caindo. Mas, não é bem isso que acontece!

Tem como se sentir em casa na Estação Espacial Internacional?
Na verdade, não, pois você está sendo gravado, faz entrevistas, você tem que se sentir em um ambiente de trabalho mesmo.

Artigos relacionados

você sabia? 6525721017011386892

Postar um comentário

emo-but-icon

item