olharastronomico

Brasil e Argentina, unidos pela astronomia!

Créditos: Blog do Saraiva O Brasil e a Argentina são unidos para a astronomia, principalmente quando instalarem na província argentina d...

Créditos: Blog do Saraiva
O Brasil e a Argentina são unidos para a astronomia, principalmente quando instalarem na província argentina de Salta uma antena paraboloide de 12 metros de diâmetro, que vai melhorar a qualidade das pesquisas na área da astronomia.
Chamado de projeto Llama (Long Latin American Millimetre Array), com um investimento de US$ 18 milhões financiado em conjunto com o Brasil e a Argentina.
O novo radiotelescópio, será instalado há cerca de 4.825 metros sobre o nível do mar, próximo da cidade de San Antonio de Los Cobres, que fica há 1.634 Km ao noroeste de Buenos Aires e começará a funcionar dentro de aproximadamente 3 anos. Ele vai impulsionar o desenvolvimento de pesquisas sobre a física solar, os buracos negros, as formações estelares e as galáxias.
Este local de Salta, é onde chega o famoso "Trem às Nuvens", e é uma parte privilegiada do hemisfério Sul do planeta para olhar o Universo, principalmente pela altura, à qualidade dos céus e ao pouco movimento do solo, é o que destaca Dib Ashur.
O projeto Llama é desenvolvido a partir de um convênio entre o Ministério de Ciência, a Tecnologia e Inovação Produtiva da Argentina e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
O Brasil se comprometeu em comprar o telescópio, e a Argentina, vai se encarregar de desenvolver toda a infraestrutura e logística precisa para a instalação do gigantesco aparelho que será utilizado para observação.
A sua localização estratégica permitirá realizar pesquisas de forma complementar com o denominado projeto Alma, ou em inglês, Atacama Long Millimeter Array.
"Quando o projeto Llama operar em conjunto à rede que está do outro lado da cordilheira dos Andes será como ter uma antena de 240 Km de diâmetro", disse afirmando o ministro Dib Ashur.
O trabalho em conjunto entre o projeto argentino-brasileiro e a rede de antenas Alma, vai abrir muitas possibilidades para o estudo de diversos fenômenos do Universo, com um avanço na precisão das imagens obtidas.
Para os impulsores de Llama um dado "chamativo" é que a rede montada no Chile teve um custo altíssimo, em torno de US$ 1,4 bilhão, enquanto que a única antena financiada por Brasil e Argentina permitirá elevar até 10 vezes sua resolução angular, ou seja, a capacidade de detalhe dos estudos, com um investimento menor.
A instalação do Llama, terá um impacto significativo em Salta, considerado o lugar por excelência para o desenvolvimento da astronomia observacional na Argentina, por sua altitude e as suas condições atmosféricas.


Artigos relacionados

exclusivo 7418017004024690031

Postar um comentário

emo-but-icon

item