olharastronomico

Novas imagens do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, revela atividade dos jatos expedidos pelo cometa

O que você viu acima, é uma imagem composta por 4 fotos feitas no dia 2 de Setembro, pela NAVCAM da Rosetta, isto a uma distância de 56 Km...


O que você viu acima, é uma imagem composta por 4 fotos feitas no dia 2 de Setembro, pela NAVCAM da Rosetta, isto a uma distância de 56 Km do núcleo do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko.
Na região do pescoço do cometa, podemos ver a atividade dos jatos, que já foram apresentados anteriormente nas imagens do OSIRIS, a bordo da Rosetta. A imagens da NAVCAM, são feitas bem mais próximas do cometa, de forma que apenas 1/4 do objeto pode ser visto. As 4 imagens são feitas aproximadamente em 20 minutos, significando que existe um movimento da sonda e também, da rotação do cometa entre as imagens.


As 4 fotos são mostradas separadas por bordas escuras, além disso, existe uma sobreposição entre os frames adjacentes, dessa maneira, algumas feições aparecem em mais de uma imagem. 
As imagens foram limpas, removeram os dead pixels, artefatos gerados por raios cósmicos, entre outros efeitos, e sua intensidade tem sido escalonada e a montagem foi cortada para remover a maior parte do espaço preto ao redor do cometa, tudo para mostrar uma grande variedade de feições. A feição escura no centro é um artefato de imageamento.

Artigos relacionados

curiosidades 2051274461446855176

Postar um comentário

emo-but-icon

item