olharastronomico

Faça um passeio 3D sobre o cometa Cometa Churyumov-Gerasimenko

A Rosetta, conseguiu capturar a melhor imagens dos jatos ejetados do núcleo do cometa 67P/Churuymov-Gerasimenko. As imagens, foram feita...


A Rosetta, conseguiu capturar a melhor imagens dos jatos ejetados do núcleo do cometa 67P/Churuymov-Gerasimenko. As imagens, foram feitas no dia 26 de Setembro, a sonda estava orbitando o cometa no momento a uma distância de 26 Km.
Um diretor técnico 3D, Mattias Malmer, criou imagens tridimensionais incríveis, que coloca as imagens da câmera de navegação em um modelo 3D do cometa, e então assim, fotografando-o de duas perspectivas um pouco diferentes.
Esses jatos, ocorrem quando o Sol aquece a superfície fria do cometa, isso faz que o gelo sublime, ele muda de estado sólido para o gasoso, sem ir para a fase líquida. O que faz isso, é a pressão atmosférica perto de zero do cometa, a pressão constrói bolsões de gases que encontram uma forma de escapar pelas fraturas ou poros, isto é, em forma de jatos.
Sendo expelido assim, o gás e poeira, e com o passar do tempo, faz sendo montado um cenário de cauda de cometa. Veja o vídeo postado na OA, montado pelo Mattias Malmer.


Artigos relacionados

exclusivo 7225741957275143888

Postar um comentário

emo-but-icon

item