olharastronomico

Câmera OSIRIS mostra o Philae tocando no cometa

As imagens acima, mostram a jornada sensacional do módulo Philae, desde sua saída da Rosetta, até seu pouso na superfície do cometa 67...


As imagens acima, mostram a jornada sensacional do módulo Philae, desde sua saída da Rosetta, até seu pouso na superfície do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, no dia 12 de Novembro de 2014.
Este mosaico, foi feito a partir de uma série de imagens que foram registradas pela câmera OSIRIS, um período de 30 minutos, no qual se compreende que ocorreu o primeiro toque na superfície. O tempo de cada imagem, é marcado em cada imagem, lembrando que a hora está em GMT. Há uma comparação da área de toque pouco tempo antes e depois do primeiro contato com a superfície também é mostrada.
As imagens foram feitas a cerca de 17.5 Km do centro do cometa, e cerca de 15.5 Km acima da sua superfície. Essas imagens, têm uma resolução de 28 cm/pixel, e cada imagem detalhada tem cerca de 17x17 metros.
O módulo Philae, estava se movendo para leste, como sugeriram os dados retornados pelo experimento CONSERT, e a uma velocidade de 0.5 m/s. Mas, a localização final, do módulo, ainda é desconhecida, mas depois de tocar e rebater novamente às 17:25 GMT, ele teria parado às 17:32 GMT. A equipe de imageamento está confiante que combinando os dados do CONSERT, com as imagens da OSIRIS, junto com a da NAVCAM, da Rosetta e imagens detalhadas da superfície do cometa feitas pelas câmeras ROLIS e CIVA do Philae, em breve poderão revelar onde o módulo realmente está parado e atualmente, hibernando.

Fonte: http://blogs.esa.int/rosetta/2014/11/17/osiris-spots-philae-drifting-across-the-comet/

Artigos relacionados

missões 7015548168428190230

Postar um comentário

emo-but-icon

item