Philae completa primeira missão, e logo entra em hibernação
O módulo Philae, conseguiu completar sua primeira missão, depois de aproximadamente 57 horas de trabalho na superfície do cometa 67P/C...

"Até aqui, tudo tem sido um grande sucesso. Toda a equipe está maravilhada", diz Stephan Ulamec, o gerente do módulo de pouso na Agência Aeroespacial Alemã DLR, no qual, monitorou o progresso da Philae, no Centro de Operações Espaciais da ESA em Darmstadt, na Alemanha.
Sem os retrofoguetes e com o sistema automático de arpões sem ter funcionado, o módulo rebateu duas vezes depois de seu primeiro toque na superfície do cometa, e terminou seu pouso numa sombra em um desfiladeiro, no dia 12 de Novembro, às 17:32 GMT. A transmissão do cometa tinha cerca de 28 minutos de atraso.
As imagens de alta resolução da Rosetta, continuam sendo checadas e analisadas de forma bem detalhada. O Philae, mandou imagens sem precedentes da história, do cometa, e dos locais ao redores.
Enfim, enquanto as imagens da descida detalham que a superfície do cometa é coberta por poeira e detritos com tamanho variando de milímetros até metros, as imagens panorâmicas mostram paredes com camadas de material aparentemente mais duro.
“Nós ainda temos a esperança que num estágio futuro da missão, talvez, quando nós estivermos mais próximos do Sol, nós possamos ter uma iluminação solar suficiente para acordar o Philae, e restabelecer a comunicação”, diz Stephan.
No momento, nenhum contato será possível a menos que a luz solar suficiente caia nos painéis solares para gerar a energia necessária para acordar o módulo. A possibilidade que isso possa ocorrer mais tarde na missão, foi quando os controladores enviaram os comandos para rotacionar o corpo principal do módulo com seus painéis solares fixos. Isso é o que deve expor uma maior área dos painéis à luz solar.
Mas, ela retornará a uma órbita a 20 km do cometa, no dia 6 de Dezembro de 2014 e continuará a sua missão de estudar o objeto com grande detalhe, basicamente, a medida que o cometa vai se aproximando do Sol, seu ponto mais próximo, deverá ocorrer no dia 13 de Agosto de 2015 e dessa maneira o cometa se torna cada vez mais ativo, mudando sua aparência.
O Fred Jansen, gerente de missão da Rosetta, disse, “No final dessa semana de emoções, nós tivemos o sucesso de um pouso suave na superfície de um cometa pela primeira vez. Esse foi um momento histórico para a ESA e para seus parceiros. Nós agora esperamos por mais muitos meses de ciência animadora com a Rosetta e possivelmente esperamos um retorno do Philae da sua hibernação em algum momento nessa história”.