olharastronomico

Para retirar um asteroide da rota de colisão basta pintá-lo

O professor Dave Hyland, da Universidade do Texas, acredita que dá para fazer o trabalho de uma forma muito mais simples e inusitada: usando...

O professor Dave Hyland, da Universidade do Texas, acredita que dá para fazer o trabalho de uma forma muito mais simples e inusitada: usando apenas a tinta. Para Hyland, é possível desviar um asteroide em rota de colisão com a Terra usando uma técnica que é chamada de "aplicação de pó tribocomprimido", ou seja, pintando o asteroide.



A ideia é que a tinta altere a quantidade de luz do Sol que o asteroide reflete, mudando efeito Yarkovsky, que é um pequeno "empurrão" que um asteroide sofre quando absorve a luz solar e emite o calor. Conforme o asteroide gira, o lado iluminado pelo Sol é o mais quente do que o lado escuro, emitindo mais fótons termais, cada fóton possui um pequeno momento, o aquecimento desigual do asteroide resulta em uma força líquida, quando o asteroide for pintado com uma tinta adequada, essa tinta deverá alterar o empuxo gerado, desviando o asteroide, de sua rota.
Mas não vai dar para usar tinta comprado na loja de materiais de construção, pois provavelmente explodiria no espaço, antes mesmo de chegar ao alvo, precisa ser uma tinta adequada.
"Mas uma forma de tinta em pó pode ser utilizada para empoeirar o asteroide, e o Sol faz o resto. Ele cura a tinta para produzir um revestimento liso, alterando o aquecimento desigual do asteroide para que ele seja forçado a sair de seu percurso, indo para uma órbita mais elevada ou mais baixa, desviando da Terra," adiciona o pesquisador. A NASA parece ter-se convencido, já tendo convidado o pesquisador a detalhar a ideia e, sobretudo, o que seria necessário levar para o espaço. Quem sabe nos próximos anos, temos um teste desta experiência no espaço.

Artigos relacionados

NASA 5904918616895924258

Postar um comentário

emo-but-icon

item