olharastronomico

Cassiopeia A: Criaram mapa 3D do interior da remanescente da supernova

Os astrônomos Dr. Dan Milisavljevic do Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics e o Dr. Robert Fesen do Dartmouth College, geraram um...


Os astrônomos Dr. Dan Milisavljevic do Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics e o Dr. Robert Fesen do Dartmouth College, geraram um mapa tridimensional do interior de uma remanescente de supernova recente, ou seja, uma SNR, conhecida como Cassiopeia A, revelando que ela é composta no mínimo por seis gigantescas cavidades.
Para gerar o mapa, os cientistas examinaram a SNR Cassiopeia A no comprimento de onda do infravermelho próximo, usando o Telescópio Mayall de 4 metros localizado no Observatório Nacional de Kit Peak, em Tucson, no Arizona.
Análises espectroscópicas permitiram que a equipe medisse as velocidades de expansão do material extremamente apagado no interior da remanescente, o que forneceu os dados fundamentais para o mapeamento tridimensional.
Os cientistas descobriram que as grandes cavidades no interior parecem estarem conectadas, com os grandes anéis previamente observados de detritos que geram o brilho e fazem com que a concha externa da remanescente seja claramente visível.
“Nosso mapa tridimensional é uma visão rara dentro de uma estrela que explodiu”, notou o Dr. Milisavljevic, que é o principal autor de um artigo publicado na revista Science e que apresenta esses resultados.
As duas cavidades mais bem definidas tem cerca de 3 e 6 anos-luz de diâmetro, e o arranjo como um todo lembra a estrutura de queijo Suíço. As cavidades em forma de bolha foram provavelmente criadas pelas plumas radioativas de níquel-56 gerado durante a explosão da estrela. Como o níquel decairá para formar ferro, a equipe prevê que as bolhas do interior da Cassiopeia A devem ser enriquecidas com uma massa de ferro equivalente a um décimo da massa solar.

Artigos relacionados

Colisões de cometas poderiam explicar a formação dos misteriosos redemoinhos no solo lunar

Impactos de cometas nos últimos 100 milhões de anos podem ser os responsáveis por muitas das feições nos misteriosos redemoinhos lunares – regiões filamentares brilhantes espalhadas pel...

Extensão da gigante erupção vulcânica da Lua é revelada

Uma equipe de astrônomos e geólogos produziram um novo mapa do vulcão mais incomum da Lua mostrando que sua erupção explosiva lançou detritos sobre uma área muito maior do que se pensava anteriorm...

Rosetta faz sua primeira detecção de nitrogênio molecular num cometa

A sonda Rosetta fez a primeira medida de nitrogênio molecular num cometa, fornecendo pistas sobre a temperatura ambiental na qual o Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko se formou.A Rosetta chegou em A...

Postar um comentário

emo-but-icon
:noprob:
:smile:
:shy:
:trope:
:sneered:
:happy:
:escort:
:rapt:
:love:
:heart:
:angry:
:hate:
:sad:
:sigh:
:disappointed:
:cry:
:fear:
:surprise:
:unbelieve:
:shit:
:like:
:dislike:
:clap:
:cuff:
:fist:
:ok:
:file:
:link:
:place:
:contact:

item