olharastronomico

O que faz a superfície de Titã brilhar dessa maneira?

Basicamente, é a luz do Sol refletida nos mares líquidos do satélite. O satélite Titã, de Saturno, possui numerosos lagos suaves compost...


Basicamente, é a luz do Sol refletida nos mares líquidos do satélite. O satélite Titã, de Saturno, possui numerosos lagos suaves compostos de metano, que, quando o ângulo é o correto refletem a luz do Sol como espelhos. 
A imagem acima foi feita pela sonda Cassini, que orbita o sistema de Saturno, e conseguiu registrar no ano de 2014, o satélite Titã, que coberto por nuvens, em diferentes comprimentos de onda da luz infravermelha que é capaz de passar pela cobertura de nuvens ali existente. 
Essa reflexão especular, foi tão intensa que ela saturou uma das câmeras infravermelhas da Cassini. As regiões que geraram a reflexão aqui observada, confirmam que a porção norte de Titã abriga um complexo conjunto de marés com uma geometria que indica períodos de evaporação significante. Durante as numerosas passagens pelo satélite mais misterioso do nosso Sistema Solar, a sonda Cassini, revelou que Titã é um mundo com um clima bem ativo, incluindo momentos em que chove no satélite uma versão liquefeita de gás natural.

Artigos relacionados

NASA 9177951846416780484

Postar um comentário

emo-but-icon

item