olharastronomico

Imagem inédita de Saturno e a Terra

A NASA revelou ontem uma foto espetacular da Terra tirada de um ponto de vista exclusivo, perto de Saturno e de seus anéis, uma imagem úni...


A NASA revelou ontem uma foto espetacular da Terra tirada de um ponto de vista exclusivo, perto de Saturno e de seus anéis, uma imagem única e rara. A foto colorida foi tirada pela sonda Cassini a 1,4 bilhões de quilômetros da Terra.
"A esta distância, apesar de os anéis de Saturno serem bem reconhecíveis, a Terra é apenas um pequeno ponto de luz ao fundo. A foto foi tirada em 19 de julho. Esta é a primeira vez que sabíamos de antemão que a Terra seria fotografada a uma distância interplanetária", disse a NASA.
"Também é a primeira vez que a resolução da câmera da Cassini registra a Terra e a Lua como dois objetos distintos", disse. O ângulo pouco comum foi possível graças ao fato de que o Sol estava por trás de Saturno, do ponto de vista da sonda. O planeta bloqueou a maior parte da luz, que, de outro modo, teria sido tão intensa que teria podido danificar o sensor da câmera, acrescentou a NASA.
Esta foto é ainda mais incrível pois foi tirada por uma câmera dos anos 90', que de qualidade aos comparados os de hoje, não há praticamente nada.
A nave espacial Cassini foi lançada no dia 15 de outubro de 1997, como sua missão estudar Saturno e seus inúmeros satélites. A sonda se aproximou de Saturno em 2004 depois de passar próximo de Júpiter.

Artigos relacionados

NASA 5095214068433057739

Postar um comentário

emo-but-icon

item