olharastronomico

NASA descobre a 14ª lua de Netuno

Uma nova lua circula Netuno, a 14ª conhecida a orbitar este distante planeta, informou a NASA ontem. A Lua é a menor a já ter brilhado ao re...




Uma nova lua circula Netuno, a 14ª conhecida a orbitar este distante planeta, informou a NASA ontem.
A Lua é a menor a já ter brilhado ao redor de Netuno, ela tem apenas 19 quilômetros de diâmetro, de acordo com as informações coletadas do telescópio espacial Hubble,
Segundo a NASA, a luminosidade da nova lua, batizada de S/2004 N1, é cerca de 100 milhões de vezes mais fraca do que a mais fraca estrela que pode ser vista a olho nu. 
Os astrônomos descobriram esse novo satélite de Netuno, rastreando um ponto branco que apareceu repetidamente em mais de 150 fotos tiradas pelo Hubble entre os anos de 2004 e 2009.
O cientista Mark Showalter, do SETI Institute, em Mountain View, Califórnia, descobriu a lua dia 1 de Julho. De acordo com a Nasa, ele pesquisava os estreitos e fracos anéis ao redor de Netuno.
"As luas e os arcos orbitam muito rapidamente, então tivemos de inventar uma maneira de seguir seu movimento, para acentuar os detalhes do sistema", explicou o astrônomo.
"É a mesma razão pela qual um fotógrafo esportivo rastreia um atleta correndo: o atleta fica no foco, e o fundo fica borrado".
Acredita-se que essa lua orbite Netuno a cada 23 horas terrestres.

Artigos relacionados

NASA 7264277690254816799

Postar um comentário

emo-but-icon

item