olharastronomico

Tempestade solar atingirá o planeta Terra a partir de hoje

Na última terça-feira uma nuvem de partículas se desprendeu do Sol e esse filamento, que libera bolhas de gás ionizado pelo espaço, vai ...


Na última terça-feira uma nuvem de partículas se desprendeu do Sol e esse filamento, que libera bolhas de gás ionizado pelo espaço, vai chegar à Terra hoje. A tempestade solar que atingirá o Planeta no fim de semana será intensa e deve provocar efeitos na distribuição de energia elétrica, navegação por satélite e comunicação por ondas curtas. Porém o fenômeno não traz nenhum dano a saúde. Mas sim, interfere em tudo que tem campo magnético, ou envolva magnetismo, inclusive os pólos do planeta, mas isso é bem raro.
Tem sempre início nas erupções solares, as explosões da superfície do Sol. A bolha de partículas que se desprende da estrela viaja pelo espaço a uma velocidade de cerca de 3 milhões de quilômetros por hora. Ela leva entre dois e três dias para chegar até a Terra e quando se encontra com o campo magnético do planeta resulta na tempestade solar.
Os satélites de baixa órbita poderão ficar desorientados e precisarão de um reposicionamento. Os GPS e linhas de transmissão de energia também sofrerão com o fenômeno. As auroras boreais também ficam mais intensas com essa atividade, mas elas são mais visíveis nos pólos. Então quem vive próximo do Canadá, na Europa, na Rússia, etc, vai conseguir ver aurora boreais incríveis, um fenômeno imperdível.

Artigos relacionados

Sol 3997543109880362387

Postar um comentário

emo-but-icon

item