olharastronomico

Chuva de meteoros leônidas

Nos dias 17 e 18 de Novembro, ocorre a chuva periódica de meteoros Leônidas, que será radiante na constelação de Leão. Seu auge estava pre...


Nos dias 17 e 18 de Novembro, ocorre a chuva periódica de meteoros Leônidas, que será radiante na constelação de Leão.
Seu auge estava previsto para 3h30 da madrugada do dia 18, neste ano, ela terá uma rival que poderá ofuscar o seu brilho, a Lua. A Lua cheia, contará com 99,6% do seu brilho neste dia. Contudo, pelo histórico dos anos anteriores, a Leônidas poderá surpreender, já que a taxa de "estrelas cadentes" apresenta, às vezes, uma imprevisível variação. 

Será aproximadamente 15 meteoros por hora, mas são estimados a taxa de mais de 100 a cada hora. Estes meteoros são muito rápidos, com velocidades de aproximadamente 71 km/s, e estão associados ao cometa 55P/Tempel-Tuttle. 
Entre 2003 e 2005, a taxa horária ficou entre 20 a 40 meteoros. Contudo, só prestando bastante atenção no céu, em um lugar longe das luzes da cidade, para saber o que esta chuva nos reserva. Para encontrar a constelação do Leão, tente localizar a brilhante estrela Regulus, de cor azulada. Na alta madrugada, essa constelação pode ser observada surgindo no horizonte leste. Ela também estará próxima ao planeta Marte. Divirtam-se!

Artigos relacionados

exclusivo 4908586924254224389

Postar um comentário

emo-but-icon

item