olharastronomico

Curiosity observou eclipse anelar do Sol pela lua Phobos em Marte

As imagens feitas com a câmera do rover Curiosity da NASA em Marte registrou a maior Lua do planeta, Phobos, passando diretamente em fre...


As imagens feitas com a câmera do rover Curiosity da NASA em Marte registrou a maior Lua do planeta, Phobos, passando diretamente em frente ao Sol, as imagens acima são as imagens mais limpas de um eclipse solar já feitas no solo marciano.
A lua Phobos, não cobriu totalmente o Sol, como visto na superfície de Marte, assim o eclipse fica conhecido como anelar.
As imagens representam os primeiros frames de resolução completos que foram transmitidos para a Terra na série de imagens enviadas em 17 de Agosto de 2013. A série poderá mais tarde fornecer um filme do eclipse. A Curiosity parou a sua caminhada durante esse dia para poder registrar este eclipse.
Observações feitas das luas marcianas, Phobos e Deimos, pelo rover Curiosity e pelo antigo porém ainda ativo, Opportunity, estão ajudando os pesquisadores a obterem um conhecimento mais preciso da órbita das luas. Durante as observações de 17 de Agosto de 2013, a posição de Phobos cruzando o Sol foi de 2 a 3 quilômetros mais perto do centro da posição do Sol, do que antecipavam os pesquisadores.
O JPL da NASA, gerencia o Programa Mars Science Laboratory para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. O JPL projetou e construiu a Curiosity.
A empresa Malin Space Science Systems, em San Diego, construiu e hoje opera o instrumento Mastcam e dois outros instrumentos do Curiosity.

Mais informações JPL

Artigos relacionados

Após 15 anos, o voo no ônibus espacial Discovery por John Glenn

Na famosa "sala branca" da base de lançamento, o especialista em Cargas da STS-95 John Glenn Jr., o Senador dos EUA do estado Ohio, tem seu traje espacial analisado por membros da tripulação antes...

Messenger envia nova imagem de Mercúrio

Com um diâmetro ligeiramente maior que o da Lua, aproximadamente 4.800Km, o planeta Mercúrio deveria ser todo sólido, até o núcleo. Mas a presença de um campo magnético sugere que ele é parcialment...

O lugar mais frio do Universo

A nebulosa tem a temperatura de um grau Kelvin, ou seja, apenas um grau Celsius acima do zero absoluto, aproximadamente -272 ºC, o nome dela é Nebulosa do Bumerangue e é o objeto mais gelado já id...

Postar um comentário

emo-but-icon
:noprob:
:smile:
:shy:
:trope:
:sneered:
:happy:
:escort:
:rapt:
:love:
:heart:
:angry:
:hate:
:sad:
:sigh:
:disappointed:
:cry:
:fear:
:surprise:
:unbelieve:
:shit:
:like:
:dislike:
:clap:
:cuff:
:fist:
:ok:
:file:
:link:
:place:
:contact:

item