olharastronomico

Curiosity observou eclipse anelar do Sol pela lua Phobos em Marte

As imagens feitas com a câmera do rover Curiosity da NASA em Marte registrou a maior Lua do planeta, Phobos, passando diretamente em fre...


As imagens feitas com a câmera do rover Curiosity da NASA em Marte registrou a maior Lua do planeta, Phobos, passando diretamente em frente ao Sol, as imagens acima são as imagens mais limpas de um eclipse solar já feitas no solo marciano.
A lua Phobos, não cobriu totalmente o Sol, como visto na superfície de Marte, assim o eclipse fica conhecido como anelar.
As imagens representam os primeiros frames de resolução completos que foram transmitidos para a Terra na série de imagens enviadas em 17 de Agosto de 2013. A série poderá mais tarde fornecer um filme do eclipse. A Curiosity parou a sua caminhada durante esse dia para poder registrar este eclipse.
Observações feitas das luas marcianas, Phobos e Deimos, pelo rover Curiosity e pelo antigo porém ainda ativo, Opportunity, estão ajudando os pesquisadores a obterem um conhecimento mais preciso da órbita das luas. Durante as observações de 17 de Agosto de 2013, a posição de Phobos cruzando o Sol foi de 2 a 3 quilômetros mais perto do centro da posição do Sol, do que antecipavam os pesquisadores.
O JPL da NASA, gerencia o Programa Mars Science Laboratory para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. O JPL projetou e construiu a Curiosity.
A empresa Malin Space Science Systems, em San Diego, construiu e hoje opera o instrumento Mastcam e dois outros instrumentos do Curiosity.

Mais informações JPL

Artigos relacionados

NASA 8418716569929104687

Postar um comentário

emo-but-icon

item