olharastronomico

Provavelmente há 4 bilhões de anos, a Terra seria parecida com Io a lua de Júpiter

Um estudo divulgado ontem na revista Nature diz que antes de se formar as placas tectônicas, a Terra provavelmente poderia ter sido muito si...

Um estudo divulgado ontem na revista Nature diz que antes de se formar as placas tectônicas, a Terra provavelmente poderia ter sido muito similar à lua Io, do planeta Júpiter. A pesquisa pode responder uma questão da geologia, que é conhecida como o "Paradoxo do Arqueano". Acredita-se que Terra e a Lua se formaram há quase 4,5 bilhões de anos, quando dois protoplanetas colidiram no Sistema Solar. O choque desses dois corpos e a consequente os núcleos, que geraram uma imensa quantidade de calor e uma imensa quantidade de elementos radioativos, com isso poderia ter acontecido de a temperatura continuasse alta por muito tempo.
Esta Era tinha o nome de Hadeano, as primeiras rochas conhecidas datam há quase 4 bilhões de anos, do éon chamado de Arqueano. Contudo, essas rochas indicam que durante esse período geológico, a crosta continental profunda do planeta eram tão quente quanto hoje em dia, o que não faz sentido. Mas segundo os cientistas, essa característica é por vezes chamada de paradoxo do Arqueano. Atualmente, esse estudo está em na mãos dos pesquisadores dos Estados Unidos, eles tentam oferecer uma solução para o problema.​O William B. Moore da Universidade Hampton e o A. Alexander G. Webb da Universidade do Estado da Louisiana, criou um modelo computacional baseado nos registros geológicos que propõem que a Terra nesse período seria semelhante à Io. Ou seja, o planeta teria "tubos" que transportariam o calor do interior da Terra para a crosta, assim como os vulcões do satélite natural. O magma seria transportado tão rápido que não nem passaria boa parte do calor para a crosta. Isso explicaria como a Terra era quente dos primórdios do planeta e perdeu boa parte de sua temperatura conforme passou os anos.
Um exemplo com um fluxo de calor na superfície maior do que a Terra moderna é a lua de Io. Pois ao invés de perder o calor por placas tectônicas mais vigorosas, a lua Io por sua vez transporta cerca de 40 vezes o fluxo de calor da Terra de seu interior para a superfície através do vulcanismo, segundo informações de pesquisadores.
O estudo dos pesquisadores dos Estados Unidos cria uma grande discussão sobre como era os primórdios do nosso planeta. Outros recentes modelos teóricos indicam o outro caminho, a viabilidade da subducção em uma Terra muito mais quente, em um processo que seria muito mais rápido do que ocorre hoje em dia.

Artigos relacionados

Terra 2955043939938188336

Postar um comentário

emo-but-icon

item