olharastronomico

Primeiro sistema de anéis em um asteroide

Observações obtidas em muitos locais da América do Sul, entre eles, o Observatório de La Silla do ESO, que conseguiu descoberta surpreend...


Observações obtidas em muitos locais da América do Sul, entre eles, o Observatório de La Silla do ESO, que conseguiu descoberta surpreendente de que o asteroide Chariklo tem dois anéis densos e estreitos. Atualmente, ele é o objeto mais pequeno descoberto que apresenta anéis e o quinto do nosso sistema solar que apresenta esta caraterística. A origem dos anéis permanece um mistério, mas pode ter sido o resultado de uma colisão que criou um disco de restos. 
“Não estávamos à procura de anéis, nem pensávamos que corpos como o Chariklo poderia existir, por isso esta descoberta foi para nós uma grande surpresa!”, disse Felipe Braga Ribas (Observatório Nacional/MCTI, Rio de Janeiro, Brasil), que preparou a campanha de observações e é o autor principal do novo artigo científico que descreve estes resultados, sim, ele é um brasileiro, mais uma para nós.
Além disso, Chariklo é o maior membro de Centauros, que orbitam o Sol entre Saturno e Urano, no Sistema Solar exterior.
O Chariklo tem aproximadamente 250 Km de diâmetro e encontra-se a mais de 16UA do Sol. E nem os melhores telescópios, conseguiria ver um objeto tão pequeno e distante que a luz aparece como um tênue ponto de luz.
Foi uma descoberta incrível, alguns segundos antes, e depois da ocultação principal houve ainda dois decréscimos, ligeiros e bem curtos no brilho aparente da estrela. Alguma coisa em torno de Chariklo estava bloqueando a luz, e ao comparar as observações feitas nos diversos locais, a equipe conseguiu reconstruir não apenas a forma e o tamanho do objeto propriamente dito, como também a espessura, orientação, forma e além disso, outras propriedades dos anéis recém descobertos.



O sistema de anéis é composto por dois anéis bastante confinados, com apenas sete e três quilômetros de largura, respetivamente, separados por um espaço vazio de nove quilômetros, um Chariklo é um objeto perfeito.
“Acho extraordinário pensar que fomos capazes de detectar, não apenas o sistema de anéis, mas também precisar que este sistema é constituído por dois anéis claramente distintos”, adiciona Uffe Gråe Jørgensen do Instituto Niels Bohr, Universidade de Copenhaga, Dinamarca, que também faz parte da equipe. 

“Tento imaginar como será estar sobre a superfície deste corpo gelado e olhar para cima para um sistema de anéis com 20 quilômetros de largura e situado 1000 vezes mais próximo do que a Lua está da Terra”.



Os astrônomos pensam que este tipo de anel deve ter formado a partir dos restos deixados depois de uma colisão. Os restos teriam ficado confinados nos dois estreitos anéis devido à presença de pequenos satélites, que provavelmente existirão.
“Por isso, para além dos anéis, é provável que Chariklo tenha também, pelo menos, um pequeno satélite à espera de ser descoberto”, acrescentou Felipe Braga Ribas.
Os anéis poderão mais tarde dar origem à formação de um pequeno satélite, como se formou a Lua por exemplo nos primeiros dias do Sistema Solar, assim como a origem de muitos outros satélites em órbita de planetas e asteroides.
Parabéns ao 
Felipe Braga Ribas e sua equipe, por esta descoberta incrível, neste ano a astronomia no Brasil está caminhando muito bem, foi uma descoberta inimaginável, ela não era esperada, grande trabalho o da equipe.

Artigos relacionados

exclusivo 328097383330308629

Postar um comentário

emo-but-icon

item