olharastronomico

Morre aos 79 anos, o grande astrônomo Ronaldo Mourão

A astronomia brasileira está de luto, pois na noite desta sexta feira, dia 25, morreu aos 79 anos, o grande astrônomo carioca Ronaldo M...


A astronomia brasileira está de luto, pois na noite desta sexta feira, dia 25, morreu aos 79 anos, o grande astrônomo carioca Ronaldo Mourão. Ele estava internado em São Cristóvão, Zona Oeste de Rio de Janeiro, no Quinta D'Or. Mas, as causas da morte ainda não foram divulgadas.
O astrônomo Ronaldo Rogério de Freitas Mourão, foi um dos mais importantes astrônomos do nosso Brasil. Ele contribuiu para área de estrelas duplas, asteroides, os cometas, informações sobre Marte, e astrometria fotográfica.
Ele ingressou na UERJ em 1956, e diplomou-se em Física, após 4 anos. Além disso, no mesmo ano em que ingressou na UERJ foi nomeado auxiliar de astrônomo do Observatório Nacional. E então, em 1967 concluiu o doutorado na Universidade de Paris, em Dezembro desse ano voltou para o Brasil, reassumindo suas funções como astrônomo na ON e de pesquisador no Conselho Nacional de Pesquisa. Em 1968 foi nomeado Astrônomo-Chefe da Divisão de Equatoriais.
Em 1978, recebeu pelo conjunto de seus trabalhos, o Prêmio José Reis de divulgação científica, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
O astrônomo fundou o Museu de Astronomia e Ciências Afins, em 1985, e elaborou todos os verbetes sobre Astronomia e Astronáutica do Novo Dicionário da Língua Portuguesa (1975 e 1986) de Aurélio Buarque de Holanda.

Trabalhou pela democratização desse campo do conhecimento, produzindo vários artigos para jornais e programas de rádio. 
Hoje, às 15h foi o enterro desse grande astrônomo, que hoje se tornou mais uma estrela no céu estrelado do nosso Brasil. 
O astrônomo Ronaldo Mourão era renomado mundialmente e possui cerca de 100 livros publicados sobre astronomia e astronáutica, além de mais de mil artigos do gênero em livros e revistas especializadas.

Artigos relacionados

exclusivo 6461804348855816744

Postar um comentário

emo-but-icon

item