olharastronomico

O cometa Churyumov-Gerasimenko tem núcleo duplo

Por que será que o núcleo do atual cometa famoso, chamado  67P/Churyumov-Gerasimenko  é duplo?  A descoberta que o cometa tem um núcl...


Por que será que o núcleo do atual cometa famoso, chamado 67P/Churyumov-Gerasimenko é duplo? 
A descoberta que o cometa tem um núcleo duplo veio durante a aproximação da sonda Rosetta da ESA. Há ideias especulativas sobre como o núcleo duplo foi criado, como por exemplo, que o cometa é na verdade o resultado da fusão de dois cometas, e também que o cometa é uma pilha de rocha separada por forças de marés. 
Além disso, também tem ideias que a evaporação do gelo no cometa tem sido assimétrica, ou que o cometa está passando por um tipo de evento explosivo. A imagem acima mostra o incomum núcleo cometário com aproximadamente 5 quilômetros de tamanho do cometa que está em fazendo rotação em poucas horas, cada frame obtido tem 20 minutos de intervalo. 
As melhores imagens, e ideias/teorias sobre o cometa, são esperadas à medida que a Rosetta está em rota para entrar em órbita ao redor do núcleo do Cometa Churyumov-Gerasimenko em Agosto e no final do ano, pousará uma sonda na superfície do cometa, pelo menos é o que esperamos.

Artigos relacionados

missões 6350635916356150796

Postar um comentário

emo-but-icon

item