olharastronomico

Primeiras imagens das sondas MAVEN e MOM

A MAVEN, Mars Atmosphere and Volatile Evolution da NASA, conseguiu suas primeiras observações da atmosfera superior estendida ao redor d...


A MAVEN, Mars Atmosphere and Volatile Evolution da NASA, conseguiu suas primeiras observações da atmosfera superior estendida ao redor do planeta vermelho.
O IUVS, Imaging Ultraviolet Spectrograph, obteve essas imagens essas imagens em cores falsas, algumas horas depois da sonda ter conseguido a sua inserção na órbita do planeta Marte, isto é, no dia 21 de Setembro de 2014 às 23h24, no horário de Brasília. Foi uma jornada de 10 meses até lá!
A foto mostra o planeta, visto à 36.500 Km em 3 bandas de comprimento de onda ultravioleta, a azul revela a luz ultravioleta dispersada pelo Sol a partir do hidrogênio atômico numa nuvem estendida que chega a milhares de quilômetros acima da superfície do planeta. A verde, um comprimento de onda diferente da ultravioleta, mostrando a nuvem menor de oxigênio. A vermelha, a luz ultravioleta que é refletida da superfície do planeta, e o ponto brilhante na parte inferior direita, é a luz das nuvens e o gelo polar.
O gás oxigênio, fica próximo do planeta pela gravidade que Marte exerce, já o gás hidrogênio, como é mais leve, fica presente nas altitudes maiores, e como podemos ver, se estende até a borda da imagem.
Esses gases derivam da quebra da água e do dióxido de carbono na atmosfera do planeta, no decorrer da missão primária da MAVEN em Marte, suas observações vão ser usadas para determinar a taxa da perda do hidrogênio e do oxigênio na atmosfera de lá. O que permitirá, que possamos determinar a quantidade de água que saiu do planeta no passar dos anos.
A MAVEN, é a primeira sonda dedicada a explorar a atmosfera superior de Marte, e além dela, a MOM, ou Mars Orbiter Mission, da Índia também chegou nessa semana no planeta Vermelho. 
A MOM, mandou sua primeira imagem, feita a 7300 Km de altura, com uma resolução espacial de 376 metros. Veja abaixo!


Artigos relacionados

NASA 4211268565940572053

Postar um comentário

emo-but-icon

item