olharastronomico

NASA revela como o Sol inverte os pólos a cada 11 anos

No interior do Sol existe uma complexa corrente magnética, chamada de dínamo, que é responsável por movimentar o material contido no in...


No interior do Sol existe uma complexa corrente magnética, chamada de dínamo, que é responsável por movimentar o material contido no interior, fazendo-o trocar de posição a cada 11 anos. Como já postado aqui no blog, a algumas semanas. Essa troca de polos indica que o ciclo de atividade do Sol está chegando no seu apogeu. 
Para os cientistas, conhecer este comportamento vai permitir prever com mais precisão a intensidade dos próximos ciclos solares.
Quando a NASA estudou a movimentação do dínamo, a equipe liderada por Junwei Zhao constatou que em vez de um fluxo simples do dínamo, que primeiro vai em direção aos pólos e depois de volta ao equador, move-se por uma dupla camada de circulação, com fluxos que correm um por cima do outro.
Assim, o movimento de fluxo em direção aos polos ocorre em uma camada mais próxima da superfície solar, com o material interno do Sol escoando de volta para sua região do equador por meio de uma camada. No fundo dela há uma segunda corrente de material movendo-se na direção dos pólos, que acaba criando um sistema de dupla face em que os fluxos se movimentam um sobre o outro.
"A ciência sempre dizia que o comportamento do dínamo era de forma mais simples. Agora, descobrimos que não é bem isso que acontece", diz Zhao, em comunicado. "Os padrões de fluxo que encontramos diferem totalmente desse conceito", adiciona informações.
Com esta descoberta, a equipe fez e distribuiu a outros cientistas um mapa em que é traçada essa movimentação mais sofisticada do dínamo.
Agora, o próximo passo é comparar a movimentação observada no Sol com os modelos estabelecidos pelo estudo para entender como esse conhecimento pode melhorar o que os astrônomos e os físicos sabem em relação à ação solar magnética.

Artigos relacionados

Sol 4860663105434387418

Postar um comentário

emo-but-icon

item