olharastronomico

NASA pesquisa outras formas de medir a poluição e qualidade do ar

A NASA está executando uma pesquisa que vai durar 5 anos, a missão é ajudar cientistas a medir a poluição e a qualidade do ar a partir de...

A NASA está executando uma pesquisa que vai durar 5 anos, a missão é ajudar cientistas a medir a poluição e a qualidade do ar a partir de informações e observações do espaço. A ideia é usar satélites para analisar a qualidade do ar na parte mais baixa da atmosfera com observações espaciais.
Se os pesquisadores conseguirem observar a poluição por "cima", vão fazer melhores previsões da qualidade do ar e medir de forma mais precisa os locais de origem dos poluentes.
Também vai ser mais fácil entender como as emissões de gases que causam as mudanças climáticas, como o gás carbônico, variam de região para região.
Agora, os aviões da NASA, equipados com instrumentos científicos, vão começar sobrevoar a partir desse mês sobre a região de Houston, localizado nos EUA, como parte inicial da pesquisa, chamada de Discover-AQ.
O significado da sigla Discover-AQ, que dá nome à missão, ou em português, Obtendo Informações sobre as Condições da Superfície por Observações Verticais Relevantes para a Qualidade do Ar.
Alguns países têm grandes "vazios" no monitoramento da poluição do ar feito no solo (a NASA inclui os EUA no grupo). Os cientistas acreditam que, com o uso dos satélites, é possível obter uma visão global e mais completa da distribuição dos poluentes na superfície da Terra.

A agência pretende comparar 3 grupos de dados sobre a poluição: os coletados do solo, em Houston, dados dos aviões que vão sobrevoar a área, e informações de um conjunto de satélites de observação da Terra, o que é chamado A-Train, que vão passar sobre a área de Houston todos os dias, no início da tarde.
"Os satélites A-Train foram úteis para nos dar uma visão mais geral da poluição do ar", diz o pesquisador Kenneth Pickering, da missão Discover-AQ. "A pesquisa vai ajudar os cientistas a interpretarem melhor as informações. Também vão ajudar a melhorar a análise sobre a qualidade do ar", levantando informações.
O A-Train inclui dois satélites mantidos pela NASA, o Aura e o Aqua, que vão ser os principais utilizados na pesquisa.
Um desafio para que os satélites contribuam para monitorar a qualidade do ar é distinguir a poluição próxima da superfície, onde vivem as pessoas, da poluição nas regiões mais altas da atmosfera.


Artigos relacionados

3 Cubesats lançados da ISS

Três nanosatélites, ou como são chamados, Cubesats, foram lançados do Small Satellite Orbital Deployer (SSOD) acoplado ao braço robótico do laboratório Kibo. O astronauta Koichi Wakata, da JAXA, o...

Aproximação de cometa em Marte apresenta ameaça aos satélites em orbita

Não há muita certeza sobre a distância mínima que o cometa C/2013 A1 se aproximará de Marte em 2014, e isso está obrigando as agências espaciais, criarem alguns planos de manobras para os satéli...

Satélite de aproximadamente 250 kg deve cair na Terra entre Setembro e Novembro

Uma bola de fogo vem ai, sim em breve uma grande bola de fogo será vista nos céus, será um velho satélite de 250 Kg, o satélite europeu, chamado GOCE. Ele está com seus dias contados e brevemente...

Postar um comentário

emo-but-icon
:noprob:
:smile:
:shy:
:trope:
:sneered:
:happy:
:escort:
:rapt:
:love:
:heart:
:angry:
:hate:
:sad:
:sigh:
:disappointed:
:cry:
:fear:
:surprise:
:unbelieve:
:shit:
:like:
:dislike:
:clap:
:cuff:
:fist:
:ok:
:file:
:link:
:place:
:contact:

item