olharastronomico

NASA pesquisa outras formas de medir a poluição e qualidade do ar

A NASA está executando uma pesquisa que vai durar 5 anos, a missão é ajudar cientistas a medir a poluição e a qualidade do ar a partir de...

A NASA está executando uma pesquisa que vai durar 5 anos, a missão é ajudar cientistas a medir a poluição e a qualidade do ar a partir de informações e observações do espaço. A ideia é usar satélites para analisar a qualidade do ar na parte mais baixa da atmosfera com observações espaciais.
Se os pesquisadores conseguirem observar a poluição por "cima", vão fazer melhores previsões da qualidade do ar e medir de forma mais precisa os locais de origem dos poluentes.
Também vai ser mais fácil entender como as emissões de gases que causam as mudanças climáticas, como o gás carbônico, variam de região para região.
Agora, os aviões da NASA, equipados com instrumentos científicos, vão começar sobrevoar a partir desse mês sobre a região de Houston, localizado nos EUA, como parte inicial da pesquisa, chamada de Discover-AQ.
O significado da sigla Discover-AQ, que dá nome à missão, ou em português, Obtendo Informações sobre as Condições da Superfície por Observações Verticais Relevantes para a Qualidade do Ar.
Alguns países têm grandes "vazios" no monitoramento da poluição do ar feito no solo (a NASA inclui os EUA no grupo). Os cientistas acreditam que, com o uso dos satélites, é possível obter uma visão global e mais completa da distribuição dos poluentes na superfície da Terra.

A agência pretende comparar 3 grupos de dados sobre a poluição: os coletados do solo, em Houston, dados dos aviões que vão sobrevoar a área, e informações de um conjunto de satélites de observação da Terra, o que é chamado A-Train, que vão passar sobre a área de Houston todos os dias, no início da tarde.
"Os satélites A-Train foram úteis para nos dar uma visão mais geral da poluição do ar", diz o pesquisador Kenneth Pickering, da missão Discover-AQ. "A pesquisa vai ajudar os cientistas a interpretarem melhor as informações. Também vão ajudar a melhorar a análise sobre a qualidade do ar", levantando informações.
O A-Train inclui dois satélites mantidos pela NASA, o Aura e o Aqua, que vão ser os principais utilizados na pesquisa.
Um desafio para que os satélites contribuam para monitorar a qualidade do ar é distinguir a poluição próxima da superfície, onde vivem as pessoas, da poluição nas regiões mais altas da atmosfera.


Artigos relacionados

satelites 3867520150914971097

Postar um comentário

emo-but-icon

item